domingo, 22 de novembro de 2009

Design 12hrs.

Semana passada, durante a cerimônia de encerramento foi lançado o desafio pelos professores e alguns palestrantes: projetar uma cadeira feita de papelão (sendo possível utilizar outros materiais complementares) em 12 horas.
Dada a largada para o concurso as 9 horas da noite da sexta-feira, tinhamos até às 9 horas da manhã de sábado para entregar três pranchas com desenho técnico, sketches, memorial descritivo e pelo menos um modelo em escala.



Com uma equipe de cinco pessoas (Eu, Rafael Simões, Marina Hitomi, Ohana Norberto e José Pellegrini) partimos para uma sala vazia para começarmos alguns sketches e definirmos a idéia, que veio logo. Meia noite e já tinhamos um modelo em escala reduzida da proposta final, e partimos então para um modelo em tamanho real onde poderiamos ver se realmente a estrutura funcionaria da maneira prevista.


A idéia consistia em um móvel versátil, que explorasse a leveza do papelão, a praticidade das dobras e sua resistência.



















Pensamos então, em uma forma simples que trabalhasse com a distribuição do peso de forma a manter a estrutura firme, e que após o uso, pudesse ser desmontada e transformada em uma espécie de sacola.



12horas de trabalho ininterrupto, conseguimos terminar o protótipo e sentar durante a apresentação (!) uma recompensa digna para os integrantes do grupo que perderam uma madrugada de sono para tornar aquele rabisco em realidade. A pequena banqueta Z (nome que fez alusão à forma do móvel), causou sensações diversas no público que de primeira impressão não acreditava que aquela camada simples de papelão (em nenhum encaixe foi utilizado cola para fixação por exemplo) pudesse realmente funcionar. Sua originalidade garantiu o terceiro lugar do concurso; mas o momento de interação proporcionado, não somente o grupo, mas todos os envolvidos no desafio, foi a recompensa mais construtiva e duradoura.

2 comentários: