quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trabalho de Conclusão de Curso

O meu Trabalho de conclusão de Curso na Universidade Estadual de Maringá, em 2011, teve como objetivo o desenvolvimento de um conjunto quadro/garfo para praticantes de bike wheeling, uma modalidade ciclística em consolidação que representa uma oportunidade de demanda de mercado.
Durante o processo de desenvolvimento do projeto, entrevistas, questionários e filmagens direcionaram para uma geração de alternativa que foi disposta para votação na internet, nas comunidades de redes sociais como o Orkut. Após a apuração das escolhas e refinamento das alternativas finais (quadro e garfo) através de softwares de modelagem tridimensional, um modelo protótipo foi confeccionado, possibilitando testes práticos com usuários.

















Para facilitar a votação das alternativas, bem como dar um feedback do projeto para o público, um blog foi criado. Cada etapa do desenvolvimento do produto contou a participação direta dos praticantes, opinando e votando.

A alternativa final do modelo de quadro e garfo, foram prototipadas artesanalmente em Cianorte mesmo. Para tanto, desenvolvi uma série de gabaritos e Jigs improvisados. Após a solda e pintura - o resultado final:

Banner apresentado a banca:



Making Of:








Para a apresentação final, além dos materiais apresentados aqui, realizei uma demonstração de algumas manobras que foram executadas com o protótipo no estacionamento da Universidade em Cianorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário